Caruaru, 19 de Abril de 2024
 
Histórico

Nascida em 1975, a Tabosa tem se mostrado uma empresa que sabe congregar a necessidade de crescimento, expansão com a salvaguarda de valores humanos, tais como família, trabalho, compromisso, dedicação, respeito, orgulho. O amor e o prazer são ingredientes também presentes na luta diária. A missão da empresa tem sido transportar com amor, qualidade e segurança, respeitando a diversidade das pessoas que circulam nos nossos coletivos, na sua necessidade de ir e vir. 

A empresa teve como idealizador e fundador Clemildo, que percebeu todo o potencial de crescimento e desenvolvimento do empreendimento que a ele era apresentado. Respaldado por uma educação materna que apregoava a união e a partilha entre os irmãos, com a família, resolveu após dois anos e dois meses de existência da empresa, partilhá-la com seus irmãos.

Neste projeto/sonho de colaboração mútua, a empresa ganharia força. Nildo (como é conhecido Clemildo), perito na arte-ciência de transportar e no trato humano, marcado pelo respeito e sensibilidade e Clóvis, expert no entendimento das características mecânicas e funcionais dos veículos uniriam seus esforços e experiências num empreendimento de relevância para todos: o transporte. Salete é figura e presença importante nos passos largos que a empresa tem dado, emprestando ousadia, confiança, dedicação, sensibilidade e firmeza aos atos que empreende, quer esteja em cena ou nos bastidores. A empresa passou a contar em sua história recente com as contribuições e demandas dos seus filhos. Chrystianne tem se destacado pelo zelo e empenho para continuidade da empresa.

 A gestão da empresa é realizada por – digamos – um corpo diretor, no qual cada membro exibe um aspecto importante para que a organização como um todo realize cotidianamente sua missão. Clemildo, Salete, Chrystianne e Clóvis são os membros que compõem a direção da organização, congregando, dessa forma, sensibilidade, razão e ânimo para o bom funcionamento da empresa.

A Tabosa conta hoje com um quadro de 116 colaboradores internos, distribuídos entre pessoal de operação (motoristas, cobradoras/es e fiscais), garagem (com pessoas que realizam serviços de mecânica, borracharia, limpeza, eletricidade e lanternagem) e escritório. Deste total, 31% são mulheres, com presença marcante na função de cobradora. As mulheres, vale acrescentar, ocupam 84 % dos lugares destinados a função de cobradora.
Atende às seguintes linhas urbanas: Linha 104 (Jardim Liberdade/Via Petrópolis), Linha 129 (Loteamento Antônio Liberato), Linha 140 (North Shopping), Linha 140 (Vila Serena), Linha 410 (Vassoural/Via Santa Rosa), Linha 410 (Vassoural/Via Rosanópolis), Linha 410 (Santa Rosa/Via Rosanópolis), Linha 420 (Santa Rosa/Via Vassoural), Linha 421 (Bairro Agamenon/Terminal Rodoviário), Linha 431 (Bairro Agamenon/Via Pitombeira), Linha 432 (Bairro Agamenon/Hospital Regional do Agreste. Faz, ainda, as linhas rurais de código 160 (Maniçoba/Serrote dos Bois e Xique Xique). Responde por 24 % do número de passageiros transportados por mês em todo sistema de transporte de Caruaru, sendo a segunda maior empresa em número de passageiros transportados. A sua frota é de 30 veículos – desses, 20 constituem sua frota ativa, com idade média de 6 anos.

Há cerca de nove (09) meses se instalou em um espaço próprio, uma garagem moderna que atende aos requisitos arquitetônicos, funcionais e estéticos para o adequado desempenho do trabalho de todos os que fazem parte da empresa.
A responsabilidade social perpassa a empresa desde os seus primórdios, sendo visualizada de dentro para fora. Responsabilidade social que se concretiza a partir mesmo do seu interior, no respeito e cuidado com os colaboradores, atitude propalada inicialmente pelo seu fundador, que, tendo começado de baixo, como se diz, sabe o que é estar na condição de funcionário, conhece suas necessidades, desejos, receios e medos. Espalha-se pela comunidade que a envolve na orientação do tratamento respeitoso aos idosos e crianças, no zelo pelo meio ambiente, na colaboração para que as pessoas possam circular, dinamizando assim nossa querida cidade.

O respeito e valorização dos nossos colaboradores é um dos valores difundidos e colocados em prática pelo corpo diretor. Esses valores, expressos através de ações e gestos concretos, têm o alcance de orientar pedagogicamente os colaboradores acerca das atitudes e comportamentos frente aos nossos usuários, de, por vezes, contagiá-los na forma como devem tratar as pessoas que utilizam nossos ônibus.

Convênios com clube de lazer, com distribuidoras de gás, com farmácias, café da manhã com e para os colaboradores internos, celebrações dos momentos fortes de nossa fé e tradição, tais como Confraternização Natalina e Encontro de Páscoa, enfim, sobretudo, a presença cotidiana de Nildo e Clóvis – inclui-se aqui a participação de Dona Salete – que, tendo vivido na pele a experiência de trabalhar como motorista, cobrador, mecânico, sabe conhecer e atender, pelo menos em parte, as necessidades de seus colaboradores.

Como marca do tratamento respeitoso apregoado, sobretudo dirigido às pessoas idosas, ampliou a empresa a oferta de ônibus no horário da Missa da Graça, na qual é numerosa à participação de pessoas da terceira idade; adaptou os veículos, para facilitar o acesso dessas pessoas ao interior dos mesmos, colocou ferros que funcionam como corrimão na tampa do motor; abre espaço em eventos para que mostrem seus talentos, para que, fazendo uso da palavra, dirijam-nos críticas e sugestões. Para possibilitar o ir e vim dos cadeirantes, além de ratear financeiramente com as outras empresas o custo com vans que realizam o transporte porta a porta, adquiriu recentemente quatro (04) novos veículos acessíveis (com elevadores).

Entendendo a necessidade de locomoção das pessoas, disponibiliza dentro das possibilidades gratuitamente ou a custo simbólico ônibus para eventos como enterros, transporte de escolares, entre outros. Também foi pioneira em trazer para a pauta de discussão dos empresários do setor a necessidade de ações mais criativas para a diminuição dos índices de aumento tarifário, tais como subsídios indiretos fornecidos pelos poderes públicos (redução de impostos, entre outros), conforme orientação nacional. Para tornar os deslocamentos ainda mais agradáveis e seguros, investe na constante renovação da frota através de Consórcios (sendo o Consórcio Rodobens o mais utilizado), instalou câmeras e aparelhos de televisão no interior de seus coletivos. Não deixa passar em branco datas significativas para as pessoas (Dia dos Pais, das Mães, da Mulher, das Crianças, Natal, Ano Novo, São João, entre outras), dirigindo mensagens através dos pára-brisas dos ônibus.

Para contribuir com projetos e ações de reconhecida capacidade de transformação das pessoas e comunidades, de instauração de um mundo mais justo e fraterno é parceira da ASPROMA (Associação dos Protetores do Meio Ambiente) e do CEPA (Centro de Educação Popular Assunção).

Por fim, a Tabosa é uma empresa na qual transportar é mais do que uma atividade cotidiana, labuta diária, ganha pão dos que nela trabalham... é – deve ser – missão assumida com todo o corpo, sobremaneira, com o coração, pelos que dela fazem parte.

 


Todos os Direitos Reservados - TABOSA
Proibida a cópia total ou parcial deste site sem autorização prévia